segunda-feira, 21 de julho de 2008

Semana Mundial do Meio ambiente é Comemorada em Caxias - MA pelo Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de educação juntamente com Se

O Núcleo de Educação Ambiental na perspectiva de levar alunos e professores a refletirem sobre a questão ambiental possibilitará um ambiente de reflexão, buscando compreender as relações humanas com a natureza, bem como sensibilizá-los quanto aos impactos ambientais gerados a nível global e local.
Em comemoração a Semana Mundial do Meio Ambiente as escolas municipais, COM-VIDA’s e outras instituições estarão envolvidas em atividades de conscientização ambiental no intuito de ocasionar mudanças de comportamento, valores e atitudes dos atores sociais, em especial, alunos, professores e comunidade geral.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

· Promover um ambiente em que alunos e professores possam conhecer a real situação do Meio Ambiente em que vivem, para que ocorra uma mudança de comportamento seja individual ou coletiva, bem como, sensibilizar a comunidade onde a escola está inserida;
· Propiciar às escolas da rede municipal de ensino instrumentos que possibilitem as transformações nos aspectos cultural, social e ambiental;
· Estimular processos educativos que visem a apropriação das linguagens e a produção de produtos de comunicação;
· Estimular as escolas para o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social.
· Promover uma participação integrada dos educandos numa competitividade leal e democrática na Gincana Ecológica.
· Propiciar um momento de reflexão sobre as mudanças no planeta, nos aspectos climático, social e econômico.

METODOLOGIA:
A Gincana Ecológica será desenvolvida através:
· Concurso de redação;
· Concurso de desenho;
· Concurso de fotografia.
· Prêmio ambiental concedidos às instituições e personalidades.


Concurso de Redação

1. Objetivo

O concurso de redação visa à reflexão crítica dos alunos da rede municipal de ensino sobre as transformações ocorridas no clima do planeta, as conseqüências para os seres humanos e outros seres vivos, bem como o seu posicionamento diante aos impactos ambientais provocados pelo homem.

2. Etapas do Concurso de Redação

O Núcleo de Educação Ambiental realiza o III Concurso de redação com o tema: “Mudanças Climáticas”, que será desenvolvido em duas etapas: a primeira envolverá os professores das áreas de Ciências, Geografia e Língua Portuguesa de 5ª a 8ª série ou 6º ao 9º ano das zonas rural e urbana do município de Caxias. Esta fase deverá ser concluída até o dia 30 de maio, em que os professores de Geografia e Ciências deverão trabalhar a temática e os professores de Português as técnicas e produção de Redação com os alunos.
Os alunos selecionados a participarem da segunda etapa serão aqueles que obedecerem às regras do concurso, elaborando uma redação com coerência e clareza. A Escola deverá selecionar as duas melhores redações e enviar os nomes dos autores à coordenação do NEA até o dia 30/05.
Após a seleção feita pela escola, será desenvolvida a segunda etapa do concurso que acontecerá no dia 05 /06 às 8h00 no Auditório da Prefeitura Municipal de Caxias, em que os dois participantes escolhidos na primeira etapa, deverão que redigir sua redação. As dez (10) redações vencedoras serão divulgadas no dia 08/06. As mesmas “poderão” ser publicadas na III edição da revista “Por um Olhar Ambiental”.

3. DO TEMA:
O tema a ser tratado na redação será “Mudanças Climáticas”.

4. DA ESTRUTURA TEXTUAL:

I – A redação deverá está de acordo com a temática;
II – Ter no mínimo 15 linhas e no máximo 20;
III – Possuir no mínimo três parágrafos;
IV – Conter introdução, desenvolvimento e conclusão;
V – A linguagem deverá ser a norma culta padrão, evitando gírias, repetição de palavras e linguagem vulgar;
VI – ter coerência e coesão;
VII – O texto deverá ser escrito com caneta preta ou azul.
Obs. Não aceitaremos letras em caixa altas (letras de forma)

5. DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

A comissão formada por professores da escola selecionará as duas melhores redações até o dia 30 de maio, sendo que os autores das mesmas representarão a escola que passarão a concorrer com os selecionados das outras escolas no dia 05/06. Serão avaliados por uma equipe formada pelo NEA que classificará as 10 melhores redações.

6. DA PREMIAÇÃO

Serão premiados os dez melhores alunos que apresentarem as melhores redações bem como os professores que orientarem os alunos vencedores, com uma excursão a Teresina – Estado do Piauí. Receberão ainda, uma placa de honra. Sendo que o primeiro colocado também receberá como prêmio uma bicicleta, pois o andar de bicicleta é uma maneira de diminuirmos os gases poluentes lançados pelo grande número de automóveis à atmosfera do planeta.


CONCURSO DE DESENHO

· DO OBJETIVO:
Desenvolver nos alunos habilidades de expressão artística através do desenho e da pintura, dando o enfoque ambiental na produção.

· DO TEMA:
“Aquecimento Global”

· DA PARTICIPAÇÃO:
Somente os alunos de 1ª a 4ª séries da rede municipal de Ensino

· DA ESTRUTURA:
I – o desenho deverá ser feito em papel 40;
II – deverá obedecer à temática;
III – deverá está em conformidade com as seguintes dimensões 40cm x 30 cm;
IV – em hipótese alguma o desenho deverá ser feito por outra pessoa que não seja o concorrente;
V – a pintura fica livre;

· DA CLASSIFICAÇÃO:
Serão classificados os dez melhores desenhos conforme os critérios estabelecidos. Uma equipe julgadora formada por especialistas selecionará os melhores desenhos.
· DA PREMIAÇÃO:
Serão premiados os dez alunos que apresentarem os melhores desenhos, com uma excursão a Teresina – Estado do Piauí e uma placa em acrílico. O melhor desenho receberá como premiação

Concurso de Fotografia (Regulamento)

· DO OBJETIVO:
ü Registrar imagens da realidade local, enfocando os problemas ambientais;
ü Desenvolver no educando a visão crítica ambiental através da fotografia.
· DO TEMA:
“As mais belas paisagens de Caxias”
· DA PARTICIPAÇÃO:
Somente os alunos de 5ª a 8ª séries ou do 6º ao 9º ano, matriculados na rede municipal de ensino poderão participar do concurso.
· DA INSCRIÇÃO:
Caberá a escola a responsabilidade de inscrever os alunos que queiram participar do concurso até o dia 30/05 e enviar a fotografia até o dia 01/06
· DOS CRITÉRIOS:
I – O registro fotográfico deverá retratar as mais belas paisagens do município de Caxias -MA.
II – O tamanho da fotografia será na dimensão 20x25cm, em colorido;
III – As fotografias sendo registradas com máquina digital, deverão ser de preferência de no mínimo 5 mp, e se analógica ter bastante cuidado com a qualidade de imagem;
IV – As fotos deverão ser impressas em papel fotográfico.
V – No ato da entrega, solicitamos que seja feita em material impresso (reveladas), dentro de um envelope com as seguintes informações: nome do aluno; título da foto; local e data onde foi capturada a foto; nome da escola.
VI – Não serão aceitas fotografias que já tenham sido publicadas, exibidas em público ou recebido algum prêmio.
VII – Os professores das áreas de Geografia e Ciências ou outro professor que queiram colaborar com os alunos deverão acompanhar os mesmo no ato das tiragens das fotografias, porém não poderão fotografar as imagens;
VIII – Cada escola deverá enviar no máximo uma fotografia por aluno.
IX – As fotos inscritas e selecionadas para exibição não serão devolvidas;
X - O não cumprimento de quaisquer das regras deste regulamento poderá causar, a desclassificação do participante. O ato da inscrição neste concurso implica na aceitação de todos os itens deste regulamento.

· DA CLASSIFICAÇÃO:
Uma comissão julgadora irá selecionar as 10(dez) melhores fotografias, para serem exibidas no Hall do Centro de Cultura José Sarney, no dia 08 de junho de 2008. Além das demais fotografias concorrentes.

· DA PREMIAÇÃO
Serão conferidos dez prêmios aos dez melhores fotógrafos. Os prêmios serão pessoais e intransferíveis com uma excursão a Teresina – Estado do Piauí e uma placa em acrílico e a melhor fotografia receberá uma bicicleta.

· DA DIVULGAÇÃO
A divulgação do resultado oficial e entrega dos prêmios aos autores das dez fotos premiadas será no dia 8 de junho, às 16:00 horas, no mesmo local da exposição, e podendo ser publicada na III Revista Por um Olhar Ambiental.

PRÊMIO AMBIENTAL ÀS EMPRESAS, INSTITUIÇÕES E A PERSONALIDADES

Serão premiadas pelo NEA algumas empresas, instituições públicas ou privadas e a personalidades que contribuíram e contribui para um ambiente sadio e equilibrado, como presume a Constituição Federal. Prevista para o dia 05/06 às 10h00 no auditório da Prefeitura Municipal de Caxias.

DO PRÊMIO
· Serão premiados com uma placa de acrílico pelo trabalho prestado
:
DAS INSTITUIÇÕES:
· Basa
· Uema
· Departamento de biologia
· Museu da balaiada
· Cetecma
· Nead
· DAS PERSONALIDADES
· Profº Silvia
· Profº Gonçalo
· Profº Evadilson
· Secretário Ivanilson