quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM-VIDA’s nas Escolas

O que é COM-VIDA?

A COM-VIDA é uma nova forma de organização na escola e se baseia na participação de estudantes, professores, funcionários, diretores e comunidade. O papel principal da comissão é contribuir para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável na escola, promovendo o intercâmbio entre escola e comunidade. Visa ainda a busca de possíveis soluções dos problemas atuais e na construção de um futuro desejado por todos. Para isso a COM-VIDA deverá construir a Agenda 21 na Escola e na comunidade; acompanhar a educação ambiental, organizar a conferência de meio ambiente e promover intercâmbio com outras COM-VIDA’s no município, região ou estado.

Em Caxias já contamos com as seguintes escolas que tem COM-VIDA: UIM Sinhá Castelo, UEM Rio Preto, UIM Gervásio Costa, UEM N. S. da Conceição, UIM São Francisco, UIM Joaquim Francisco, UIM Ruy Frazão, UEM Leôncio Alves de Araújo, UEM Lourdes Feitosa, UEM Emília Costa, UEM São José, UIM Raimundo Nunes, UIM João Lobo, UIM N.S. de Nazaré. Em processo de implantação UIM Paulo Marinho, UIM Filomena M. Teixeira, UIM José Castro, UIM Antonio Edson, UIM Coelho Neto, UIM Déborah Pereira, UIM Magnólia Hermínia, UIM. Marly Sarney, CEI Rosina Barros.



O NEA e Memorial da Balaiada promoveram a Semana dos Museus




Em comemoração da Semana dos Museus em 2007, o Memorial da Balaiada e o NEA realizaram dois dias de intensas atividades, que envolveram alunos da rede municipal e estadual de ensino em oficinas de artes e ambientais, visitas ecológicas, palestras sobre aquecimento global, recursos hídricos, peça teatral sobre aquecimento global e mudanças climáticas, exposições de fotografias e desenhos produzidos pelos alunos, além de diversas danças folclóricas locais. O tema da Semana foi “Primavera dos Museus” com o lema “Meio Ambiente: Museus, Memória e Vida”.


Evadilson Costa

www.mec.gov.br/secad