quarta-feira, 30 de julho de 2008

Atividades do NEA 2007 e 2008

Amigos, apresentarei ações ambientais desenvolvidas pela minha equipe do NEA e também pelas escolas da rede municipal de ensino, que com muita dedicação buscam criar uma cultura de respeito à natureza.


Professores da rede municipal de ensino


Formação Continuada para Professores em Educação Ambiental

Criançada, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação – SEDUC/MA oferecemos e capacitamos 24 professores da rede municipal de ensino em educação ambiental, além dos 40 professores da rede estadual da Regional de Caxias no mesmo período. O curso teve a carga horária de 40 h, sendo ministrado por duas instrutoras, técnicas da SEDUC. Os professores das escolas: UIM são Francisco, UIM Ruy Frazão, UIM Déborah Pereira, UIM Raimundo Nunes, UIM João Lobo, UIM Guiomar Cruz Assunção, UIM Profª Magnólia Hermínia Araújo, UIM Colho Neto, UIM Márcia Marinho, UIM Paulo Marinho, UIM Joaquim Francisco receberam informações sobre como Implantar COM-VIDA’s nas escolas, transversalidade da educação ambiental, ecossistemas maranhenses e finalizou com uma vista na área de preservação ambiental da Veneza.



Professores em Maceió-AL


Professores participam do II Encontro Nordestino de Educação Ambiental / ENEA

O Núcleo de Educação Ambiental por meio da Secretaria Municipal de Educação /SEMEDUC propiciou a participação de 20 professores no II Encontro Nordestino de Educação Ambiental que ocorreu na cidade de Maceió – AL, no período de 15 a 18/10/2007 com o Tema: “Educação Ambiental: Desafios da sustentabilidade no planeta”. Os professores encontraram um ambiente para ampliar seus conhecimentos na área ambiental, como também apresentar seus trabalhos e projetos.


As professoras Ivânia Maria C. C. Silva e Maria Gorete Ferreira Leite apresentou em forma de bânner o projeto “Aprender” que em parceria com um posto de gasolina local compra óleo queimado e vende para a recicladora e a renda é revertida a um outro projeto da comunidade do bairro João Viana que incentiva mulheres no trabalho de artesanato. Além deste projeto, a Creche da Vila Lobão apresentou seu trabalho “o ambiente infantil como referência para a Educação ambiental através do brincar”.
O NEA/SEMEDUC faz lançamento do 2º Número da Revista Por Um olhar ambiental em Conferência regional de Meio Ambiente em Caxias.

Profª Ivânia, Profº Evadilson,Profª Gorete, Profª Lucenir


I e II CONFERÊNCIA RURAL DA COM-VIDA


A escola UIM. Sinhá Castelo do povoado Engenho D’água, 2º distrito do município de Caxias realizou a sua 1ª Conferência Rural da COM-VIDA em 2007, que convocou alunos, professores e comunidade a discutirem sobre os impactos ambientais que já são perceptivos na comunidade. O povoado é um lugar turístico e histórico, devido à existência de vários balneários, bem como uma expressiva história para Caxias e para o Maranhão. Porém, vem sendo agredido com a degradação ambiental de seus recursos naturais e, a escola preocupada com os efeitos dessa agressão, cria a COM-VIDA – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na escola, que tem desenvolvido um trabalho efetivo na perspectiva de uma Educação Ambiental para os cidadãos da comunidade. Em 2008 realizou a 2ª Conferência contando com a participação de aproximadamente 1500 pessoas, entre alunos, professores, diretores, coordenadores pedagógicos, sindicalistas, organizações locais e população em geral, desta vez, refletiram sobre o “Revitalização das nascente”